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O Papel de uma Consultoria Digital nas Organizações

31 de março de 2017

Entre bits e bytes, profissões se formaram e outras se misturaram com as já existentes. Se muitas dessas deixaram de existir justamente pela evolução que o movimento provocou, outras se sobressaíram e se mostram cada vez mais essenciais no dia a dia das organizações. Uma delas é a Consultoria de Marketing Digital. Com o mercado global de mídia e entretenimento aquecido no Brasil, a contratação dela é perfeitamente justificável e relevante. Segundo a pesquisa Global entertainment and media outlook 2016-2020, da PwC, o faturamento total do setor de mídia e entretenimento no país deve chegar a US$ 48,7 bilhões em 2020. A expectativa é de um crescimento anual de 6,4% até lá. Isso se deve principalmente aos gastos mais expressivos com publicidade na TV, acesso à internet e à TV e vídeo.

Diante desse contexto, hoje quero explicar para você sobre qual o papel de um Consultor de Marketing Digital e o que as empresas devem ou não esperar da contratação de um profissional como esse em seu negócio.

Dirigir sim, Protagonizar não!

Um Diretor de Cinema é o profissional responsável por roteirizar e montar um espetáculo, coordenando a sua execução. Ficará a seu cargo selecionar os atores e a equipe técnica, discutir com o diretor de produção o orçamento e cronograma, dirigir ensaios e filmagens, determinar as marcações para os atores, determinar gestos, tom de voz, expressão facial, orientar o trabalho dos operadores de câmera, dirigir o trabalho de montagem, dublagem e todo o cenário que envolve a estética cinematográfica e a sua perfeita execução. Porém, ele não entra em cena. Assim acontece com a consultoria. É importante ficar claro que, seja para qualquer área, para qualquer tipo de trabalho, a consultoria tem o papel de acompanhar e direcionar, jamais de executar as ações propostas.

Na maioria dos casos, o trabalho de uma consultoria de marketing digital consiste na realização de um diagnóstico, onde são avaliadas as necessidades, possibilidades, ferramentas e pessoas responsáveis pelas tarefas e um prognóstico com o levantamento das ações e diretrizes a serem executadas, principalmente com relação à essas ferramentas, processos e pessoas. O escopo de trabalho pode ser traduzido da seguinte maneira:

 

Diagnóstico

Prognóstico

Análise de resultados

Objetivos de Comunicação e Negócio

Levantamentos sobre o mercado

Plano tático

Concorrentes

Definição de Meios e Ações

Público-alvo

Persona e Tom do Discurso

Interesse do público-alvo

Plano de Interação e Mídia

Referências

Metas

Métricas de Desempenho e Cronogramas

 

É muito comum, após a fase de planejamento, surgir a necessidade de treinamento e acompanhamento da equipe para a correta aplicação e execução de todas as tarefas propostas na consultoria. Essa é uma ótima oportunidade para a empresa aprender mais com o consultor sobre como o trabalho deve ser implementado, se envolver com o objetivo das atividades recomendadas e se familiarizar um pouco mais com a parte conceitual do marketing digital. É fundamental que esse projeto agregue não só enquanto opinião e conselho, mas também como um processo de instrução e prática para que a organização não estabeleça uma relação de dependência com o profissional contratado e consiga aplicar todos os conhecimentos adquiridos após esse período.

Um dos papéis que compreende o trabalho de consultoria digital é o de criar conexões, o que acaba se tornando um diferencial competitivo para quem atua nessa área. Um consultor de marketing digital precisa criar conexões a todo momento. Da empresa que o contrata para os profissionais do meio, da empresa para as ferramentas, das ferramentas para os profissionais. Além disso, é essencial que esse profissional tenha uma visão 360 graus de todo o mercado para definir as melhores opções de acordo com cada projeto. Há vários tipos de trabalhos a serem desenvolvidos dentro desse universo e às vezes a solução para um cliente pode ser completamente diferente para outro, como iniciar um projeto do zero, ou se deparar com outro já em andamento que precisa de melhorias em sua performance, ou mesmo fazer um treinamento de equipes, entre vários outros.

Visão Equivocada

Muitas pessoas ainda confundem, por exemplo, as palavras e em alguns casos as funções de “consultoria”, “assessoria”, “execução” e “planejamento”. Especificamente a consultoria de marketing digital tem o objetivo de orientar e estruturar as decisões de investimento desta área. A posição que um consultor ocupa nessa função é substancialmente estratégica. É importante ficar claro que o consultor nunca poderá exercer o papel de executor de determinada ação, pois dessa forma o trabalho não será mais este, mas sim de um assessor ou até mesmo algo semelhante a um funcionário daquela empresa que ele está prestando o serviço. A execução das estratégias não deve ser feita pela consultoria, porque esta visa justamente a autonomia do negócio. Uma vez que você contrata o serviço, ele pode ter início, meio e fim ou ele pode ter uma continuidade ao longo de um período indeterminado, porém não se deve esperar de uma consultoria de marketing digital principalmente a execução de tarefas a serem realizadas. Percebo que uma das grandes dificuldades dos profissionais da área, é justamente quanto ao posicionamento enquanto orientação, planejamento, acompanhamento, processos e relatórios, e por vezes se pega fazendo a execução de alguma atividade, o que pode conflitar inevitavelmente com o trabalho de consultoria e com os resultados esperados dela. O consultor de marketing digital não é um profissional que precisa necessariamente atuar dentro da empresa. Há a possibilidade de fazer trabalhos de imersão, de ir até a empresa constantemente, mas ele não deve trabalhar e se posicionar como um funcionário, como um colaborador, seja ele um consultor autônomo ou de empresas de maior porte.

Não Existe Hora Certa

Você provavelmente já se perguntou sobre qual é o melhor momento para se contratar uma consultoria de marketing digital, mas a verdade é que não existe uma hora certa ou um padrão para isso. Existem na verdade situações que inevitavelmente te levam para essa solução. Pode ser que a sua empresa esteja iniciando um projeto do zero e se depare com o dilema de qual o melhor canal para investir e atrair o público certo. Pode ser que a sua empresa já tenha um projeto em andamento e precise otimizar resultados, ou tenha uma equipe e precise de um treinamento para implementar as ações planejadas. Diversas são as situações que pedem o trabalho de um consultor digital. Então não existe a hora certa, o tipo de trabalho ou uma resposta padrão. O que precisa ficar claro é que toda a equipe e todos os envolvidos precisam estar preparados para essa consultoria. O que eu quero te dizer com isso? Às vezes as empresas contratam consultores e não envolvem o todo, não envolvem todos os processos da organização nesse programa. Por exemplo, às vezes um gerente quer o seu trabalho e te contrata, mas você não consegue se inserir dentro daquele meio, porque os diretores não estão valorizando o seu trabalho ou os analistas não vão colaborar pra que você tenha sucesso.

É importante que nessa contratação a empresa, a agência ou o profissional contratante tenha a ciência de que você vai percorrer muitas áreas, muitas delas de comunicação, marketing, tecnologia, recursos humanos, entre outras.  Seja em qualquer estágio que a organização esteja inserido a consultoria é possível, a diferença é que a empresa precisa dar relevância para ela e não considerá-la simplesmente como mais um serviço a ser implementado pelo negócio. A consultoria não é uma ferramenta, é um serviço especializado. Algumas recomendações importantes antes de contratar um profissional ou empresa como essa é pesquisar muito a respeito, considerar cases de sucesso, avaliação de resultados obtidos com esse trabalho, avaliação do escopo do projeto, porque o consultor nem sempre poderá atender em todas as áreas de marketing digital e é importante que ele se posicione quanto a isso.

Assim como uma consultoria de imagem trabalha a conscientização da aparência, comportamento e postura social, através do desenvolvimento das habilidades de cada um, a consultoria de marketing digital trabalha o posicionamento e o comportamento da marca frente aos consumidores extraindo estratégias dos melhores recursos já existentes e ampliando as competências para potencializar os resultados da empresa.

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