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Tudo que você precisa saber sobre Hashtag. Inclusive Registrá-la :D

30 de setembro de 2016

Talvez você não saiba, mas a ideia de utilizar o símbolo #, mais conhecido como “jogo da velha”, “cerquilha” ou “tralha”, nas redes, veio muito antes do Twitter. No saudoso tempo de IRC ele era comumente utilizado para sinalizar o nome de uma sala de bate-papo. Da mesma forma no Jaiku, uma serviço de microblog comprado pelo Google 2007, para classificar canais, mas que posteriormente foi descontinuado. Porém, a inovação no uso da hashtag veio mesmo com o seu idealizador, Chris Messina, que popularizou a ferramenta quando ainda era apenas um estudante de design de comunicação. A ideia inicial de Messina era ampliar o alcance das conversas no twitter, categorizando os diferentes tipos de mensagens em segmentos específicos, e a forma que ele encontrou para atingir esse objetivo foi prefixar as palavras com o #. Segundo o próprio Messina “Eu queria aplicar hashtags como um mecanismo para unir as pessoas em torno de um termo comum (que Stowe Boyd acidentalmente chama de agrupamentos).” em seu blog. Não por acaso, a primeira hashtag foi twittada por ele:

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A ideia de Chris Messina não só deu certo, como o uso da hashtag hoje, não é utilizado apenas no Twitter, mas em diversos canais, como Facebook, Instagram, YouTube, Pinterest e Google+. “A beleza da hashtag é a sua flexibilidade para atender às necessidades de muitos produtores, ao invés de apenas um tipo de usuário. E eu também vou dizer que ainda estamos tentando descobrir a melhor maneira de fazer uso delas – ninguém que está fazendo está certo ainda!”, diz Messina.

Mas afinal, o que é a Hashtag?

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A Hashtag, como origem, pode ser definida como um termo de busca e precisa ser encarada de tal forma. A partir do momento que eu utilizo uma hashtag, eu posso ampliar muito o alcance desse termo, para que outras pessoas me encontrem, principalmente se ele estiver em modo público. Seja em uma mensagem de tweet, seja em uma foto do Instagram, eu amplio a minha capacidade de alcance através dessa hashtag. Mais do que um termo de pesquisa, ela se tornou uma espécie de linguagem para categorizar os assuntos dentro da rede social que você utilizar. Também podem ser entendidas como um conjunto de dados que se transformam em hiperlinks dentro da rede, que são indexáveis pelos mecanismos de busca. Funcionam como um botão para se ter acesso à um aglomerado de informações sobre determinado assunto.

Por que usar a Hashtags?

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Se você souber utilizar hashtag da maneira correta, pode ampliar o alcance do seu negócio para potenciais clientes, fãs e/ou seguidores da sua marca. É uma ótima estratégia de compartilhar o seu conteúdo para mais interessados no que o seu produto pode fazer por eles. Assim, seus posts não ficam limitados ao seu círculo de seguidores e podem ficar visíveis para um público que compartilha dos mesmos interesses. Além disso, se sua hashtag se popularizar nas redes, ela pode trazer maior relevância para a sua marca e ainda ser uma boa forma de divulgá-la para outros nichos.

Boas práticas no uso da Hashtag

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A hashtag é um termo bem simples de ser utilizado, mas o que poucas pessoas sabem é que existe um “manual de boas práticas” para se beneficiar com esse mecanismo. Acompanho várias empresas e de diversos segmentos diariamente em minha redes, e o que mais tem me chamado a atenção é o uso indiscriminado e a banalização da # com o único intuito de ganhar likes. Isso não só irá irritar os usuários que estiverem procurando por determinado assunto que não terá nenhuma relação com a sua postagem, como descredibilizará a sua marca perante à eles e aos possíveis seguidores que poderia atrair para o seu negócio.

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Para que você tenha sucesso ao utilizar uma hashtag, aqui vão algumas dicas importantes:

Não utilize hashtags muito longas, com conteúdos excessivos: se você quer saber o que as pessoas estão comentando, publicando sobre a melhor ração para a raça Buldog, não utilize a hashtag #QualAMelhorRaçãoParaARaçaBuldog, mas apenas as palavras-chave #RaçãoBuldog. Hashtags com conteúdo excessivo restringem muito a pesquisa e diminuem as chances de alcance para um público mais abrangente.

Nunca utilize uma hashtag para cada palavra: #desde #quando #escrever #assim #é #correto? Fazer uma postagem dessa maneira não é nenhuma estratégia inteligente, muito pelo contrário, você irá apenas indexar o seu conteúdo em várias categorias de palavras e muito provavelmente não atingirá seu objetivo que é ser encontrado por um tema específico.

Utilize hashatgs que tenham relação com o conteúdo que está sendo divulgado: lembra do exemplo acima? Pois então, usar uma hashtag porque ela é popular na rede, ou porque determinado assunto está sendo muito discutido será pouco ou nada eficaz para disseminar a sua marca através do seu conteúdo. O ideal mesmo é focar nas palavras-chave que correspondam ao tema da sua mensagem.

Utilize letras maiúsculas e não se esqueça da ortografia: Se erros de gramática não são bem vistos nos meios de comunicação, imagina com as hashtags. Aqui o cuidado deve ser o mesmo. A probabilidade de alguém escrever a mesma hashtag com um erro de ortografia é muito menor, então você será mais bem sucedido nas suas estratégias se prezar pela boa escrita. E sempre use letra maiúscula no início de cada palavra, #PorExemplo.

Quantidade não é qualidade: Não existe um limite de hashtags a serem utilizadas em cada postagem, mas tenho de deixá-lo ciente de que nem sempre entupir seu post de hashtags será a estratégia mais eficiente. Prefira uma quantidade menor e que atraia o maior número possível de potenciais clientes para o seu negócio. A recomendação é de um número entre duas à cinco hashtags por postagem, que também vai de acordo com a rede social utilizada. No twitter, por exemplo, o ideal é usar duas hashtags no máximo. E claro, procure utilizar suas próprias #. Estimule seus seguidores a utilizarem a hashtag da sua marca. Isso fará com que todo o seu conteúdo seja indexado nessa hashtag, além de promover um feed em tempo real para os assuntos que envolvem o seu negócio.

Posso Registrar a Hashtag da minha empresa?

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Essa é mais um novidade que vem ganhando espaço nas redes. Com o intuito de melhorar a interação com seus usuários e se proteger da concorrência, empresas de diversos segmentos, não só no Brasil, como em outros países, vêm tentando registrar as suas criações e garantir um share de mercado ainda maior. De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), os pedidos já somam 33 na fila de avaliação para aprovação.

Coca-Cola e Ambev já estão no hall das marcas que entraram com o pedido de registro. Coca-cola pede aval para o registro das hashtags #issoéouro e #thatsgold e Ambev #brahmacompartilhe. Itaú também espera ansioso pela autorização da sua #issomudaomundo. Sem dúvidas, as hashtags servem como importantes fontes de monitoramento de campanhas e como uma espécie de etiqueta que facilita a busca por marcas e assuntos nesse imenso universo tecnológico que é a internet. Porém, advogados já antecipam que o registro de uma hashtag como uma patente, não é um processo tão simples e exige cuidados. De acordo uma matéria publicada na revista PEGN, “Segundo os escritórios Di Blasi, Parente & Associados e Dannemann Siemsen, dois dos maiores no assunto de propriedade intelectual, para fazer o pedido de registro, a hashtag precisa funcionar como uma espécie de marca e estar incorporada ao produto ou serviço.” Você já deve ter observado que algumas marcas já incorporaram essas hashtags até mesmo nos rótulos de seus produtos, como no caso da Always, marca de absorventes femininos com a #tipomenina e da Coca-Cola #issoéouro. No caso do Itaú, a hashtag #issomudaomundo está presente em diversos anúncios na internet.

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Como falado anteriormente, a hashtag se tornou uma expressão de linguagem, uma nova forma de se comunicar com o público de maneira específica, uma espécie de diálogo com os consumidores. É em alguns casos, o ponto central da divulgação de uma marca. Um ponto importante no registro de uma hashtag é originalidade. Essa ação só fará sentido se for à partir de um termo que seja inédito, e que esteja inserido dentro de um contexto publicitário.

Registrar o que é de uso coletivo não trará resultados para os seus objetivos. A empresa Vilage Marcas e Patentes faz esse tipo de registro aqui no Brasil. Que tal começar a pensar em ações que utilizem a hashtag como meio de divulgação da sua marca e à partir dos resultados obtidos, pensar no registro dela como patente?

Se você já utiliza uma hashtag que é largamente utilizada em seus canais e pelos seguidores do seu negócio, conte-me mais sobre isso! Terei o imenso prazer de bater um papo com você e saber dos seus resultados!

Abraços!

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